A Rßdio| ProgramašŃo| Equipe
NotÝcias| Galerias| Contato

(75) 3494-2583

Ašude de Cocorobˇ



A GRANDE OBRA FEITA PELO DNOCS NA CIDADE DE CANUDOS-BA

O Açude Cocorobó foi construído em 1967 com a finalidade de regularização de vazões ( vazão regularizada de 2,4 m³/s ), é fonte de suprimento do Perímetro Irrigado Vaza-Barris e de abastecimento d’água para a Sede do Município de Canudos, para povoados e aglomerados humanos, localizados rio abaixo nos municípios de Canudos e Jeremoabo, como também áreas de irrigação privadas em um trecho de aproximadamente 90 Km, sendo que estes municípios estão entre os mais castigados pelas estiagens no semi-árido baiano.

As condições adversas do clima e da pobreza na região levaram, no início do século passado, a população local, sob a liderança de Antônio Conselheiro, a estabelecer um movimento de protesto, que passou para a história como “A Guerra de Canudos”.

A barragem de Cocorobó foi estudada e construída a partir da reivindicação de um chefe político local, o Coronel Canário, feita ao então Presidente Getúlio Vargas quando este visitou o antigo povoado de Canudos, em 1945.

O local selecionado para implantação da obra, embora o mais indicado do ponto de vista geológico, morfológico e estrutural, devido as proximidades de um falhamento tectônico de grandes proporções existente a jusante, motivou, após o enchimento do lago, a submersão do sítio histórico e a remoção prévia de seus habitantes para a Vila Nova de Canudos, hoje Sede do novo Município de Canudos.

O crescimento e o desenvolvimento da região de Canudos obtidos a partir dos investimentos feito pelo DNOCS, podem ser facilmente ressaltados pela melhoria obtida no padrão de vida e na renda média da população.

Ver foto Ver foto Ver foto Ver foto Ver foto Ver foto Ver foto